quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Os dois lados da ocupação

Coloque o sal na boca!

Precisamos falar de ocupação (Pela PEC 241)

Nossas crianças ocupam as escolas. 
Sim, são crianças ocupando as escolas. Protestando contra uma PEC que tirará os investimentos em educação por 20 anos.

Nossos adolescentes brigam para poderem estudar nas escolas ocupadas. Estamos a duas semanas do Enem. 

Eles estão há quase um ano (ou mais) se preparando. Faltam apenas duas semanas. Estavam correndo contra o tempo! 
Professores dão aula nos jardins. Alunos sentam no chão!

O que a mídia faz?

Coloca nossas crianças contra os adolescentes e vice versa.

“Não se trata de seu semestre, trata-se de 20 anos sem investimentos em Educação!”

Ei, estamos do mesmo lado!!!

Pode ser a última oportunidade de muitos deles de entrar em uma faculdade pública, afinal, estamos falando de 20 anos sem investimentos em educação... Será que ainda teremos faculdades públicas?

E sabe os concorrentes deles, que estudam em escolas particulares? Estes continuam tendo aula. 
Aquela vantagem competitiva que tiveram a vida inteira, no final do campeonato ainda se faz presente e agora com mais força! 
As escolas particulares não estão ocupadas. Eles continuam estudando.

E sabe a PEC da ocupação? Já foi votada em segundo turno. E foi aprovada! E já foi encaminhada para o Senado. Mesmo com as escolas ocupadas.

No dia da votação do segundo turno também teve manifestação na Câmara e manifestantes gritavam palavras de ordem.
Sabe o que fizeram? Tiraram.

Será que estamos realmente incomodando? Ou estamos sendo somente mais uma vez massa de manobra e atacando os nossos?

Apoio integralmente as crianças em sua ocupação.
Apoio os adolescentes que precisam estudar.
Ambos estão vendo o futuro escorrendo entre os seus dedos enquanto sua esperança é servida em jantares pagos com dinheiro público pautado no argumento de que precisamos cortar gastos.

E nossa juventude, aqueles que afinal conseguiram se formar em uma faculdade e hoje fazem parte do mercado de trabalho, onde estão? 
Onde eu estou? 
De que forma me manifesto?

Nando Reis pergunta, pela voz rouca de Cássia Eller se ¹“o mundo está ao contrário e ninguém reparou...”

Enquanto isso, Cazuza se lastima, vendo ²“que aquele garoto que ia mudar o mundo agora assiste a ‘The walking dead’ de cima do muro”.

Por favor, não coloquem a culpa na vítima! O jovem que quer estudar para fazer o Enem não é o culpado!

Duas semanas de preparação não mudarão o resultado do Enem, mas conseguem imaginar como isso afetará o emocional de um adolescente que se prepara para um
 exame?
Não deixem que a mídia nos manipule.

A PEC já foi encaminhada para o Senado. Se há um lugar que também merece ser ocupado, fica a dica.

Vamos seguir o exemplo de nossas crianças. A coragem delas. E usar toda a nossa indignação com quem realmente a merece!

O inimigo é outro!!!

E vocês Deputados e Senadores preparem-se, porque essas “crianças” em 2018 serão eleitores e a ocupação de hoje talvez não surta o efeito imediato nos rumos da política atual, mas certamente, meninos e meninas que agora passam por essa experiência de cidadania, não serão mais os mesmos e não esquecerão facilmente tudo o que viveram nesses dias em nome da manutenção de direitos e de um futuro digno para eles e para toda uma geração.

Chupem esse limão!

¹ Trecho da música Relicário, composição de Nando Reis interpretada por Cássia Eller.


² Trecho da música Ideologia (com pequena adaptação de minha autoria), composição e interpretação do poeta Cazuza, que não creio que tenha ido ao inferno, mas ainda não voltou.

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